Teatro Do Oprimido
O Teatro do Oprimido – T.O. utiliza o Método Estético, este trata-se de um conjunto de exercícios, jogos e técnicas especiais de improvisação, idealizadas pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal, com o objetivo de resgatar, desenvolver e redimensionar a vocação humana para o teatro, tornando a técnica teatral meio eficaz de compreensão e busca de soluções para problemas sociais e interpessoais.
O T.O. é um teatro que está na essência do ser humano, pois ele parte do pressuposto de que toda pessoa tem a capacidade da auto-observação, todos podem ver-se em ação. Todos podem perceber o que é, descobrir o que não é, imaginar o que pode vir a ser. Isto é, todos podem ver-se agindo e ser expectador de si mesmo. Todo ser humano é capaz de se separar em ator e espectador para multiplicar a compreensão de sua própria ação.
“O ser humano, diferentemente de todas as outras espécies de animais, é capaz de se ver agindo, de analisar a situação em que se encontra e, como um diretor, se auto-dirigir durante sua própria ação. Como ator - age. Como diretor - dirige a ação. Como figurinista - tenta adequar sua aparência à situação e ao cenário onde vai atuar. Como dramaturgo - produz o texto conforme a ocasião. Como ser humano - é capaz de representar a realidade, recriar o real em imagem, para entender sua existência e imaginar sua ação futura.” (CTO-RIO)
O Espaço Estético é, resumidamente, a separação de espaços, determinando o palco ou arena pelos atores e os espectadores dentro de um espaço físico mais amplo.Nesse Espaço impera a plasticidade, a imaginação toma conta dos espaços. A extrema plasticidade alenta a total criatividade, a mesma dos sonhos. Nele a dimensão afetiva e onírica desperta emoções, sensações e pensamentos. “O observador observa, o espectador vê: ele sente, ele se emociona; pensa, lembra, imagina” [BOAL]
O Teatro do Oprimido – T.O. utiliza o Método Estético, este trata-se de um conjunto de exercícios, jogos e técnicas especiais de improvisação, idealizadas pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal, com o objetivo de resgatar, desenvolver e redimensionar a vocação humana para o teatro, tornando a técnica teatral meio eficaz de compreensão e busca de soluções para problemas sociais e interpessoais.
O T.O. é um teatro que está na essência do ser humano, pois ele parte do pressuposto de que toda pessoa tem a capacidade da auto-observação, todos podem ver-se em ação. Todos podem perceber o que é, descobrir o que não é, imaginar o que pode vir a ser. Isto é, todos podem ver-se agindo e ser expectador de si mesmo. Todo ser humano é capaz de se separar em ator e espectador para multiplicar a compreensão de sua própria ação.
“O ser humano, diferentemente de todas as outras espécies de animais, é capaz de se ver agindo, de analisar a situação em que se encontra e, como um diretor, se auto-dirigir durante sua própria ação. Como ator - age. Como diretor - dirige a ação. Como figurinista - tenta adequar sua aparência à situação e ao cenário onde vai atuar. Como dramaturgo - produz o texto conforme a ocasião. Como ser humano - é capaz de representar a realidade, recriar o real em imagem, para entender sua existência e imaginar sua ação futura.” (CTO-RIO)
O Espaço Estético é, resumidamente, a separação de espaços, determinando o palco ou arena pelos atores e os espectadores dentro de um espaço físico mais amplo.Nesse Espaço impera a plasticidade, a imaginação toma conta dos espaços. A extrema plasticidade alenta a total criatividade, a mesma dos sonhos. Nele a dimensão afetiva e onírica desperta emoções, sensações e pensamentos. “O observador observa, o espectador vê: ele sente, ele se emociona; pensa, lembra, imagina” [BOAL]
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